quinta-feira, 19 de julho de 2012

Introdução a Ciência Política - Primeira Parte


Introdução a Ciência Política

Olá gente! Vamos estudar um pouco sobre a mais nova disciplina nas Universidades, que é a Ciência Política. Você sabia que quando o assunto é Ciência Política os filósofos e cientistas andam por caminhos diferentes? Pois é meu jovem, são diferentes. veja só:

Com a Filosofia os filósofos pensam no mundo como deveria ser (Mundo ideal)
Com a ciência os cientistas estudam o mundo como ele é. (Mundo real)

A Filosofia Política começou com o nosso Sócrates, dando assim continuidade com Platão, Aristóteles, e seguindo séculos após séculos por outros pensadores...

A Filosofia trabalha com a idealização das verdades sobre os homens e suas formas de coexistência em sociedade. Já a ciência, interpreta o mundo a partir da realidade.

A Ciência e Filosofia aliadas são elementos necessários para as soluções dos conflitos sociais e políticos.

A Filosofia Política estabelece como as coisas devem ser. A Ciência Política descreve as coisas como elas são, ou seja, usa a realidade para explicar a própria realidade.

Sabemos que a Ciência Política se baseia na realidade, mas em que a Filosofia Política se baseia então?

Bom, os filósofos formulam o ideal. Como a democracia, república... Em que, de certa forma, nunca se materializaram de fato como eles queriam. Hoje vemos que o sistema de democracia é bastante diferente do que o Platão pregava no seu tempo.

Hoje o nosso conceito de democracia se consiste no voto. O voto é um instrumento para se chegar à democracia, é opinar um procedimento. Essa é a democracia que se baseia apenas nas eleições nós a chamamos de Democracia Procedimental.
Já a democracia que permite aos cidadãos participarem das decisões públicas a chamamos de Democracia Decisional.

Sempre haverá Ciência Política quando sempre houver governo, quando sempre houver nações, quando sempre houver um sistema organizado, um Estado...

A Ciência Política se ocupa de descrever as instituições públicas, como Estados, Governos, os grupos de pressões, grupos de interesses...
A política é o campo da atividade humana, porque se usa do poder político. O estado é a única forma de poder que detém o monopólio da coerção de obediência, inclusive com o uso da força se necessário.

Temos diferença entre poder e influência?

Sim. Temos diferença entre ambos. A influência está no campo da persuasão (convencimento).

O poder está no campo da coerção (Autoridade, poder...)

As leis sempre serão o pano de fundo para a Ciência Política. Porque o Estado não é somente um produtor de leis, mas um produto das leis. A nossa Constituição é quem define como nosso Estado será.

A Constituição é quem organiza nosso sistema legal e político, até porque ela é a lei de maior hierarquia. Na verdade a Política e o Direito é um casamento que não se pode desfazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário