Um pouco sobre os Sofistas
e
os Pré - Socráticos.
Sofistas (IV e V a.C)
Sofistas
eram professores viajantes, que por determinado preço vendiam os ensinamentos
práticos do conhecimento. Levavam em consideração os interesses dos alunos,
davam aula de eloquência e sagacidade mental e ensinava conhecimentos úteis
para o sucesso dos negócios públicos e privados.
Esses
Sofistas eram grandes oradores (ensinavam como ter uma boa argumentação). Os sofistas foram considerados os
primeiros advogados do mundo, ao cobrar de seus clientes para fazer suas
defesas, devido a sua capacidade de argumentação. Foram os primeiros relativistas
da história da humanidade, ou seja, eles verificavam que em algumas hipóteses
não existem verdades absolutas.
Os
Sofistas na verdade serviram como escada para o início do brilho dos
Socráticos. Assim, os Socráticos começaram ganhar prestígio devido aos debates
argumentativos que, de certa forma, eram melhores do que os dos Sofistas.
Pré - Socráticos (séc.
VII a V a.C.)
Dizemos
Pré - Socráticos porque veio obviamente antes de Sócrates, mas tiveram alguns
filósofos pré - Socráticos que ainda viveram na época de Sócrates.
Os
Pré - Socráticos falavam sobre a filosofia
da Natureza. Eles se preocupavam com o cosmo, com o universo, o estudo
do belo. Observavam a natureza e copiava pro mundo do Direito (Chamado no Direito como o Direito Natural). Mas, como ele copiava para o mundo do
Direito? Bom, eles olhavam o que a
natureza oferecia, por exemplo: A correnteza de um rio vai a uma direção, mas
quando chega mais a frente desvia do seu caminho, por quê? Com certeza deve
haver um obstáculo. Foi daí que vieram as limitações dos nossos direitos dentre
outras tantas coisas. Chega um momento que devemos desviar o rumo porque não
podemos mais ir por aquele caminho.
Infelizmente
perdemos todas as obras dos Pré - Socráticos. Devido à época, com algumas
guerras... Aí vocês me perguntam: mas como hoje lemos sobre eles? Foi graças ao
alemão Diels, que estava fazendo uma pesquisa de todas as citações ou boa parte
delas sobre os Pré - Socráticos. O alemão fazia levantamentos nas obras de
Platão, Aristóteles... O nome que se dá a esse tipo de prática é doxografia.
Com
isso, Diels faz
sua obra chamada Os fragmentos dos
Pré-Socráticos.
Alguns Pré - Socráticos
Tales
de Mileto (624--548 a.C.)
Obs.: Mileto era sua cidade natal.
Tales era um dos sete sábios, foi o PRIMEIRO FILÓSOFO da humanidade. Antes
de Tales não existiu filosofia. O que existia eram pensamentos dos precursores
da filosofia.
Uma grade frase de Tales _ “A abundância
de palavras não prova a justiça das opiniões”. Não adianta você escrever
muito e não ser claro, não conseguir informar de forma correta. Um exemplo é a
petição que um advogado faz, este advogado deve ser claro em seus argumentos
para que de fato possa convencer.
Tales faz questionamento sobre o surgimento do mundo. E em suas análises
ele diz que “tudo é água”, é a água que inicia tudo. Ele justifica pelo
cotidiano, em que tudo que há vida tem água.
Anaximenes de Mileto (588-524 a.C.)
Anaximenes também faz um questionamento sobre como surgiu o mundo. E ele explica que
surgiu através do ar. (pneuma). Sua justificação foi na qual o ar está em todo
lugar quando nada está. O ar está em todos os lugares mesmo não existindo nada.
Pra ele essa argumentação é convincente.
Anaximandro de Mileto (611-547 a.C.)
Anaximandro
criticou as teorias dos anteriores. Ele indagava, como que a água criou o fogo
criou o ar, criou a terra...?
É
impossível! Diz ele.
Anaximandro
diz que não podemos justificar a criação da natureza por um elemento. Deve - se
justificar por um supra-elemento. Na qual esse elemento seria o (Ápeiron
é uma palavra grega que significa ilimitado, infinito ou indefinido). É um motor imóvel
que movimenta os motores móveis. Ou seja, existe algo que origina tudo que não
pode se movimentar. Os religiosos vão dizer que seria Deus.
Anaxágoras de Clazomêna(500 - 428 a.C.)
Ele
acreditava em um elemento chamado Nous (Espelho
e inteligência), os elementos físicos que compõe a realidade, força de
natureza imaterial capaz de organizar as coisas. A causa motora e ordenadora
que promove a separação dos elementos contidos na magna original.
Heráclito de Éfeso (540-476
a.C.)
Para
ele o universo foi criado pelo fogo. “Este mundo, o mesmo de todos os seres,
nenhum Deus, nenhum homem o fez, mas era e será um fogo sempre vivo acendendo -
se em medidas e apagando - se em medidas”.
Heráclito
falava muito da passagem do tempo. Ele dizia _ “Nos mesmos rios estamos e não
estamos, somos e não somos”. “Não se pode entrar duas vezes na correnteza de um
rio”.
Nessas
frases observamos que uma pessoa por mais que volte ao mesmo local, a sensação
que este vai ter é somente de lembrança. Jamais ele poderá ter a mesma sensação
que teve antes, porque a pessoa muda, seu corpo muda...
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